sábado, 3 de agosto de 2013

PI: em protesto, médicos fazem atendimentos gratuitos na praça


Em protesto ao programa Mais Médicos, profissionais da saúde do Piauí realizaram neste sábado atendimentos gratuitos em praça pública na capital. Barracas foram montadas na praça João Luis Ferreira, no centro, uma das mais movimentadas de Teresina. No Estado, 75% das prefeituras dos 224 municípios aderiram ao programa do governo federal. 

Foram ofertados atendimentos em ginecologia, pediatria, cardiologia, saúde mental, oftalmologia, urologia, ortopedia além de testes de pressão arterial e glicemia. Os médicos distribuíram uma carta aberta ao público atacando o programa do governo federal. 
A manifestação foi organizada pelas três entidades Sindicato dos Médicos do Piauí, Conselho Regional de Medicina (CRM) e Associação Piauiense de Medicina. O presidente do Sindicato dos Médicos, Renato Leal, explicou que a atividade faz parte do calendário nacional da categoria. “Nós não concordamos com esse programa, pois ele não vai resolver o problema da saúde. É um programa eleitoreiro”, criticou. 
A aposentada Rosa Soares da Silva, 65 anos, informou que por várias vezes tentou atendimento médico no posto de saúde na vila Tiradentes e não consegue. Ela contou que é hipertensa e quando soube da atividade na praça foi mostrar os exames. "Fiz os exames desde 2012 e não consigo médico para ver meus exames. Deveria ter mais atividades como esta na praça. Já que a gente não consegue nos postos de saúde”, declarou.
Os protestos ocorrem em vários Estados brasileiros contra os vetos da presidente Dilma Rousseff à lei do Ato Médico e a medida provisória que institui o programa Mais Médicos.

0 comentários:

Postar um comentário