quarta-feira, 14 de agosto de 2013

11 nutrientes que ajudam no aprendizado das crianças

11 nutrientes que ajudam no aprendizado das crianças - 1 (© Alimentação saudável deve contar com principais vitaminas no cardápio diário Imagem: Thinkstock)Organizar diariamente uma lancheira ou refeições saudáveis para as crianças não é tarefa fácil. É importante ter em mente que o desenvolvimento dos pequenos tem relação direta com a alimentação que recebem. Ao começar a introdução dos sólidos, de acordo a nutricionista Mariana Freire, é importante oferecer alimentos naturais, sem excesso de sal e açúcar para que a criança desenvolva o paladar a partir dos sabores mais simples.  
Entre os 4 e 10 anos, a defesa do organismo ​conta com a ingestão de vitaminas e minerais presentes nas verduras, legumes e frutas. Por isso, para otimizar a absorção desses nutrientes é importante consumir alimentos fontes de vitamina C após as refeições, como suco de limão, laranja ou kiwi.
Mariana alerta também para a importância do café da manhã. "Os nutrientes em geral mantêm a energia necessária para as atividades diárias da criança. Essa primeira refeição é fundamental para que eles tenham maior disposição e concentração durante o aprendizado. Uma criança que não toma café da manhã ou pula refeições tem pouca energia para desenvolver qualquer atividade de uma forma íntegra e acaba prejudicando seu rendimento escolar", afirma. ​
A ingestão calórica adequada e o equilíbrio de macro (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais) é outro fator que deve ser levado em conta na hora de preparar alimentação diária dos pequenos. "Alguns micronutrientes acabam recebendo mais atenção que outros por apresentarem índices mais altos de deficiência na alimentação dos brasileiros, além de estarem diretamente relacionados ao aprendizado de crianças em idade escolar, razão pela qual muitos alimentos infantis são fortificados", orienta a nutricionista Ingrid Zocolotti.
Já a nutricionista Bruna Murta alerta para o bom desenvolvimento cognitivo das crianças. Ela explica que os alimentos fontes dos nutrientes principais devem estar presentes no cardápio diário: "Porque  atuam no desenvolvimento do sistema nervoso também", conclui.

0 comentários:

Postar um comentário